No blog da Santive nós discutimos muitos meios diferentes de aumentar vendas. Seja com anúncios no Facebook, Google AdWords, e-mail marketing ou review de produtos, e há muitas outras formas de fazer o marketing da sua loja e produtos. Entretanto, o marketing representa somente metade da equação.
A segunda metade, e indiscutivelmente a mais importante, é rastrear seus esforços. Sem o rastreamento e análise apropriados, você sempre estará supondo o verdadeiro sucesso das suas campanhas.
Neste post, nós iremos ver como rastrear suas campanhas no Google Analytics, assim você saberá o que está funcionando, o que não está, e como utilizar melhor seu tempo e orçamento de marketing.
Continue lendo e descubra como.
Rastreando campanhas no Google Analytics
Antes de você continuar, você precisará ter o Google Analytics configurado e conectado à sua loja. Para saber mais sobre como configurar o Google Analytics, clique aqui.
Vamos supor que você tenha vários blogueiros preparados para fazerem reviews patrocinados do lançamento do seu produto. Como você poderia rastrear cada campanha para saber qual a mais efetiva, e também qual a menos efetiva? Esta importante informação pode te ajudar a decidir se você deve pagar por mais posts patrocinados no futuro. Aqui é onde o reastreamento de links, também conhecido como parâmetros UTM, entram na jogada.
O que são parâmetros UTM?
Então o que são exatamente os parâmetros UTM? UTM é um acrônimo para Urchin Tracking Module e é o formato que o Google usa para rastrear URL’s. O nome Urchin vem de tempos antigos do Google (2004) quando eles adquiriram a empresa Urchin, que mais tarde se tornou Google Analytics.
Parâmetros UTM são simplesmente pequenos pedaços de informação que podem ser adicionados ao final de qualquer URL e que dão ao Google mais informações sobre um link em particular.
Você provavelmente já os viu antes. Um link com um simples parâmetro UTM pode se parecer com alguma coisa assim:
http://www.website.com/?utm_source=emailmarketing
A parte depois do ponto de interrogação é um parâmetro UTM. Quando alguém clica naquele link, o Google Analytics daquele site irá ler e armazenar aquela informação do parâmetro.
Os parâmetros UTM
Há cinco parâmetros UTM que podem ser usados para rastrear várias partes de informação no Google Analytics, três são obrigatórias e duas são opcionais. Vamos olhar cada uma delas para entendermos melhor:
Parâmetros obrigatórios
- Origem de campanha (utm_source) – Este é geralmente usado para descrever o site ou origem principal onde o link foi colocado. Por exemplo o nome do site que está exibindo seus anúncios ou se você estiver usando o link em uma newsletter, você poderia usar “newsletter”.
- Mídia de campanha (utm_medium) – Este parâmetro é utilizado para descrever a atividade de marketing. Por exemplo você poderia chamá-lo de “ppc” se você estiver usando este link em uma campanha paga (pay-per-click) ou “review” se você estiver utilizando o link para rastrear tráfego de um review de produto em um blog.
- Nome de campanha (utm_name) – Este nome se refere à toda a campanha que você está fazendo. Por exemplo, poderia se referir ao lançamento de um produto, uma campanha de verão ou uma venda em particular.
Parâmetros opcionais
- Termo de campanha (utm_term) – Termo de campanha é usado para rastrear palavras-chave específicas se você estiver executando uma campanha no Adwords.
- Conteúdo de campanha (utm_content) – Este parâmetro é útil se você estiver utilizando teste AB em anúncios. Neste caso você poderia rastrear cada anúncio para ver qual está sendo mais efetivo em gerar tráfego.
Construindo suas próprias URL’s rastreáveis
Tudo que você tem que fazer para rastrear URL’s automaticamente é usar o Criador de URL’s do Google para criar uma URL rastreável. Esta ferramenta torna realmente fácil a construção das suas URL’s com todas as informações relevantes. Tudo a se fazer é inserir a URL a ser rastreada, seguida dos parâmetros de rastreio.
Assim que você clicar em “gerar URL”, o Google lhe dará sua URL rastreável. Ela se parecerá com algo mais ou menos assim:
www.seusite.com.br/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=2015%20colecao%20inverno
Uma vez que você tenha a URL, você pode copiá-la e usá-la em suas campanhas de marketing para começar o rastreamento.
Boas práticas na criação de URL’s rastreáveis
Desde que os relatórios de análise sejam seus, não há um modo errado de criar suas URL’s rastreáveis, entretanto, aqui vão algumas sugestões que te ajudarão:
- Considere uma convenção de nomenclatura padrão inicial. Porque cada URL terá múltiplos parâmetros, as coisas podem ficar um pouco bagunçadas e difíceis de ler com o tempo, a não ser que você adote um padrão para nomear tudo.
- Tenha em mente que qualquer pessoa que clicar no link terá acesso aos nomes dos parâmetros, portanto não escreva coisas que você não queira que os clientes vejam.
- Os parâmetros devem ser escritos todos em letras minúsculas.
- Como as URL’s tendem a ser longas, você pode sempre considerar utilizar um encurtador de url como o bit.ly para encurtá-las.
- Somente criar parâmetros que são necessários.
Analisando seus relatórios de campanha
As URL’s que você criou serão automaticamente rastreadas pelo Google Analytics assim que elas forem clicadas pela web. O Google (e outros softwares de analise) gravarão todos os parâmetros de cada link e o apresentarão em um relatório.
Tenha em mente que as vezes pode levar até 24 horas para o Google receber e armazenar os dados, então não se assuste se você não vir os dados sendo mostrados imediatamente.
Para visualizar as informações de como suas campanhas estão indo, entre na sua conta do Google Analytics e no menu à esquerda, clique em Aquisição.
Então clique em Campanhas e depois em Todas as campanhas:
Neste relatório você terá uma lista com todas as campanhas que você rastreou. Você pode clicar em cada campanha para ver mais informações de tráfego e também informações sobre qualquer resultado de vendas, fornecido se você tiver o comércio eletrônico ativado no seu Google Analytics.
Em qualquer fonte de tráfego, você poderá ver as métricas mais importantes para você incluindo vendas, metas, taxa de rejeição, visualizações de página, etc., para determinar quais elementos são mais efetivos em suas campanhas.
Nota: Campanhas somente serão exibidas no seu relatórios de campanhas no Google Analytics se os links forem clicados.
Quando você deve usar parâmetros UTM?
Parâmetros UTM são uma forma fácil de você rastrear o desempenho de uma grande variedade de iniciativas de marketing. Algumas atividades que você pode querer rastrear:
- Guest post em blogs – Você vive ouvindo que conteúdo é o rei e que você deve estar escrevendo posts em outros sites do seu nicho. Mas quão efetivo são seus posts em outros blogs? Tente usar uma URL rastreável no seu próximo guest post para descobrir exatamente o quanto de tráfego e vendas seus posts estão gerando.
- Social – Você gasta horas incontáveis construindo sua fan page no Facebook e perfil no Twitter, mas quantas pessoas estão clicando no link do seu perfil para checar a sua loja? Além disso, estas pessoas estão comprando de você? Um link rastreável nos seus perfis sociais podem te ajudar a descobrir o verdadeiro ROI de todo o seu trabalho duro.
- E-mail – Leva tempo para chegar às grandes campanhas e elaborar o e-mail perfeito para enviar aos seus clientes. Programas avançados de e-mail marketing podem te ajudar a rastrear as vendas provenientes dos seus e-mails mas usar uma URL rastreável nos seus e-mails é uma forma fácil e rápida de saber quais e-mails estão funcionando e quais não estão.
- Recomendações – Uma das melhores maneiras de se ter muito tráfego e vendas é ser recomendado por blogueiros, Instagrammers, YouTubers com grande número de seguidores. Certifique-se de dar a eles uma URL rastreável para saber exatamente quem direciona tráfego de melhor qualidade para a sua loja.
- Banners de publicidade – Usar uma URL rastreável em banners de publicidade não vai somente de ajudar a entender a efetividade da sua campanha mas também te permitirá rastrear facilmente o sucesso de cada variação de banner para saber qual tem melhor desempenho.
Além dos exemplos acima, você pode usar o link rastreável em qualquer lugar que você possa compartilhar um link e saber mais sobre quem está clicando nele.
Na dúvida, rastreie tudo
Se você não sabe por onde começar, comece com o rastreamento de alguma coisa pequena, como um post de Facebook por exemplo. Conforme você for aprendendo mais sobre URL’s rastreáveis você eventualmente vai querer rastrear tudo. Lembre-se, quanto mais você rastreia, mais informação você tem para entender o que está funcionando, te permitindo assim pôr mais tempo e energia na maximização destas campanhas, enquanto minimiza tempo e energia nas campanhas menos efetivas.
Até o próximo post!
Boa tarde, tem como analisar somente que abriu os emails que mandei através de uma ferramenta de email marketing … tipo o SENDBLASTER ?
Quero rastrear só os emails, Independente do link do site que eu queira analisar ?
Att.
Altair
Olá Altair, tudo bem?
Muito obrigado pelo seu comentário.
Geralmente toda ferramenta de e-mail marketing possui, por padrão, esse recurso que você mencionou.
Recomendo que dê uma olhada também no Mailchimp, Aweber, Get Respose e RD Station.
Abraço!
Olá,
Gostaria de saber como faço para rastear várias notícias que são divulgadas em um determinado canal semanalmente e compilado em uma newsletter.
[…] a rastreabilidade constante é possível verificar se o número de vendas está em alta, comparar com períodos […]