Um dos maiores erros que muitos negócios cometem com suas listas de e-mails é enviar o mesmo e-mail para todos, todas as vezes.

Se você parar para pensar, nem todos os assinantes da sua lista de e-mails são iguais. Você provavelmente tem uma mistura de potenciais clientes (aqueles que ainda não efetuaram uma compra), novos clientes (aqueles que acabaram de fazer sua primeira compra), clientes fiéis (aqueles que já fizeram várias compras), e clientes em formação (aqueles que não farão nenhuma compra por enquanto).

Além disso, se você vende produtos de diferentes categorias (por exemplo, roupas femininas, roupas masculinas e roupas infantis), você acha que todos os seus assinantes estão interessados em todos estes produtos? Você quer enviar a mesma mensagem à todas estas pessoas? É claro que não.

Enquanto não inventam uma forma de customizar e enviar um e-mail específico para cada assinante da sua lista, você pode criar e-mails baseados em critérios específicos usando segmentação. Neste post, nós veremos diferentes modos de segmentar sua lista de e-mails a fim de aumentar o engajamento e conversões.

 

Segmentando sua lista baseado no tipo de consumidor

 

Não seria legal se, quando as pessoas entrassem em uma loja, elas tivessem uma etiqueta nelas indicando se são novos clientes, se já vieram à loja mas nunca compraram, se já compraram somente uma vez, ou se já compraram muitas coisas em uma base regular? Se pessoas tivessem etiquetas como estas, o vendedor que as recebessem provavelmente diriam alguma coisa diferente à cada uma.

Muitas base de dados de clientes têm essas etiquetas. Se a sua tem, então você deveria considerar segmentar sua lista baseado nestas definições. Desta forma, você pode direcionar seus e-mails de um modo que eles converterão clientes em potencial em clientes, clientes de primeira viagem em clientes fiéis, e clientes fiéis em defensores da marca. Isto pode ser tão simples quanto oferecer descontos à novos clientes ou brindes aos clientes fiéis junto com a compra.

 

Segmentando sua lista baseado em interesses

 

Vamos supor que seu e-commerce venda produtos para animais de estimação. Você provavelmente tem donos de cachorros, gatos, hamsters, donos de animais de estimação de primeira viagem, experientes, e por aí vai. Enviar a todos a mesma campanha de e-mail não vai converter em venda sempre. Entretanto, enviá-los um e-mail segmentado baseado nas necessidades específicas dos seus animais vai.

É aí que uma lista baseada em interesse vem a calhar, e há inúmeros modos de você adquirir assinantes de um segmento apropriado. Você pode fazer isso baseado em:

  • Produtos que eles clicam nos e-mails. Se o assinante clica em uma coleira de cachorro, então você pode segmentá-lo como dono de cachorro e enviá-lo e-mails sobre novos produtos para cachorros.
  • Iscas digitais para as quais eles se inscrevem para receber. Se sua loja oferece e-books grátis para diferentes raças de cachorros, e seu assinante escolhe o guia para Dobermans, então você pode segmentá-lo como dono de um cachorro grande e enviá-lo e-mails sobre novos produtos para cachorros grandes.
  • Produtos que eles compram. Se seu cliente tende a comprar brinquedos e rodas para hamsters, então você pode segmentá-lo como um amante de animais pequenos e enviá-lo e-mails sobre novos produtos pertinentes à estas criaturinhas.

Descubra que opção funciona melhor com sua base de clientes e ferramenta de e-mail marketing e comece a enviar e-mails direcionados baseado em interesses específicos.

Ao segmentar seus e-mails baseado em interesses você aumentará suas taxas de abertura e clique e diminuirá a taxa de descadastramento da lista, e também não estará enviando às pessoas produtos nos quais elas não estão interessadas.

Está gostando deste artigo?

Coloque seu email abaixo para ser o primeiro a receber as dicas e novidades do blog.

FIQUE ATUALIZADO!

Receba gratuitamente artigos e dicas que ajudarão a sua empresa a obter melhores resultados online.



*fique tranquilo, nós não gostamos de spam

Segmentando sua lista baseado na localização

 

Localização pode ser uma segmentação importante por vários motivos. Para iniciantes, se você tem ambos, uma loja online e uma loja física, você vai querer enviar e-mails sobre promoções da sua loja física, mas somente para pessoas na sua região. Se você tem clientes de vários países diferentes, você pode querer enviar e-mails específicos por país com promoções de frete por exemplo.

A maioria dos provedores de serviços de e-mail marketing têm uma opção de segmentação baseado em localização. A localização geralmente é determinada quando um assinante entra na sua lista de e-mails.  Você também pode usar sua base de dados de clientes para encontrar a atual localização deles baseado em seus endereços de cobrança e entrega.

 

Segmentando sua lista baseado em engajamento

 

Por último, mas não menos importante, você precisará elaborar diferentes mensagens baseadas nas atividades dos assinantes. Você provavelmente já deve ter recebido e-mails que dizem: “Sentimos sua falta”. Eles vêm provavelmente de empresas das quais você não abre e-mails há um bom tempo.

A maioria das ferramentas de gerenciamento de e-mail marketing permitem que você crie segmentos baseados nas atividades dos assinantes como o MailChimp na imagem abaixo:

Print Mailchimp

Uma razão para para as empresas criarem um segmento separado para assinantes inativos (aqueles que não têm abrido os e-mails por um grande período de tempo) é que cada assinante custa dinheiro. Então por que pagar por assinantes que não estão engajados com você?

A estratégia geralmente funciona assim. Você cria uma segmento de assinantes que não tem abrido os e-mails durante um determinado período de tempo, vamos dizer três meses, seis meses, etc. Envie para este segmento de pessoas um e-mail que peça à eles que reconfirmem suas assinaturas, ou que confirmem que eles querem continuar recebendo seus e-mails ou dê um código de desconto especial ou um recurso grátis (como um e-book por exemplo). Se o assinante não confirmar sua assinatura dentro de uma ou duas semanas, eles são removidos da sua lista.

Este é um excelente modo de certificar-se que sua lista de e-mails é formada por pessoas que querem receber seus e-mails, ou seja, pessoas mais propensas a fazer compras. Isto sempre melhora o ROI do seu e-mail marketing, pois você estará pagando menos pelo seu serviço de lista de e-mails e somente enviando e-mails para pessoas que os querem.

 

Opções de segmentação do seu provedor de e-mail marketing

 

Note que algumas dessas opções de segmentação podem, ou não, estar disponíveis dependendo de qual serviço de e-mail marketing você utiliza. Para descobrir quais opções de segmentação você tem disponível, você precisará procurá-las nas características da ferramenta que você escolheu. Você pode buscar no Google pelo nome do seu provedor de e-mail marketing mais a palavra “segmentação”, “segmentar sua lista”, e palavras-chave similares. Se você utiliza um dos serviços a seguir – Aweber, MailChimp, Campaign Monitor ou Constant Contact – você pode recorrer à suas listas de recursos e documentações para maiores informações.

Como você segmenta sua lista de e-mails? Compartilhe suas dicas nos comentários!

Um abraço e até o próximo post!